Cambuci, o caminho do mar

Variedades
23 de maio

O Distrito do Cambuci tem uma área de 3,9 quilômetros quadrados. Nele estão os bairros Cambuci, Vila Deodoro e um pedacinho da Mooca, já entrando na zona leste de São Paulo. O nome Cambuci é referência a uma fruta, originária da Mata Atlântica, cujas árvores ainda dão o fruto no bairro. O Cambuci sempre foi passagem de quem está na região central e quer acessar o caminho do mar. Mas a sua proximidade com o Centro, nos últimos 20 anos, chamou muito a atenção do mercado imobiliário que verticalizou o bairro, antes com visual predominante de casas térreas.

Cultura

O Cambuci é pura história. A começar por uma de suas mais famosas ruas, a Lavapés. Quem quiser saber um pouco sobre a relação de São Paulo com a cidade litorânea de Santos, pode começar pela a história da rua. Nela os viajantes encontravam o córrego de mesmo nome e nele lavava os pés e dava água aos animais. Mais histórias do bairro está na Revolta Paulista de 1924. Sim, São Paulo teve outras guerras além da de 9 de Julho. Na revolta de 24, o Cambuci foi ponto estratégico e também o mais afetado pela guerra. Os moradores do Cambuci são efetivos na luta pela história local, preservação e valorização do que se tem. O site Encontra Cambuci reúne opções de lazer, crônicas de moradores, dicas do que fazer. É um dos mais completos do bairro.

Educação

Escolas públicas, como a Oscar Thompson, ou particulares, como o Colégio Diáspora, atendem a população local do Cambuci. Contudo, os novos lançamentos imobiliários certamente atrairão outras instituições de ensino, principalmente de cursos profissionalizantes.

Gastronomia

De estabelecimentos simples a botecos descolados que valorizam o fruto Cambuci nas bebidas e nos pratos, o distrito do Cambuci também tem casas tradicionais que atraem visitantes de outros locais de São Paulo, como o bar A Juriti, fundado em 1957 que serve, em ambiente um ambiente simples e informal, cervejas, drinks, petiscos e sanduíches. Um dos carros chefes da casa é a linguiça calabresa conhecida como Joana d’Arc, assada sobre álcool.