5 igrejas históricas para você visitar no Centro de São Paulo
Uma das maneiras mais interessantes de conhecer o Centro de São Paulo é elaborar um roteiro temático e visitar vários locais que tem relação com o assunto.
Nossa dica é um roteiro a pé pelas igrejas históricas do Centro. Ele é ideal para ser feito num domingo de manhã, já que algumas delas abrem apenas nos horários das missas. É possível iniciar o passeio de metrô, começando pela Praça da Sé e fazer o restante do trajeto a pé, já que as distâncias são curtas, até o Largo de São Bento. Também é possível fazer o caminho inverso, começando pelo Largo de São Bento e concluindo na Sé.
Catedral Metropolitana de São Paulo
A Catedral da Sé foi inaugurada em 1954, no aniversário de 400 anos de São Paulo. Sua construção, no entanto, começou em 1912, e as torres só foram concluídas na década seguinte. Ela foi projetada para refletir a abundância de recursos materiais da metrópole, na época uma potência cafeeira. A catedral neogótica projetada por Maximilian Hehl, professor da Escola Politécnica, tem 111m de comprimento, 46m de largura e 65m de altura (exceto as torres).
Em diferentes locais do interior e do exterior da Catedral da Sé encontram-se animais de nossa fauna, como o sapo-boi, tatu, tucano, lagarto e a garça. Os vitrais também chamam bastante atenção. Na cripta inaugurada em 1919, estão restos mortais dos bispos e arcebispos, além do cacique Tibiriçá, o primeiro cidadão de Piratininga, e do padre Feijó, Regente do Império. A entrada na catedral é aberta, mas é preciso comprar ingresso para visitar a cripta.
Igreja Nossa Senhora da Boa Morte ou da Boa Notícia
No século 19, esta igreja era a parada de escravos condenados à forca, que eram executados ali perto, onde atualmente é o Largo da Liberdade. Era lá que os condenados pediam à Nossa Senhora da Boa Morte, como o próprio nome sugere, uma “boa morte”. Com estilo rococó e barroco, foi construída em 1810 em taipa de pilão e adobe (tijolos de terra batida) e restaurada entre 2006 e 2010. No século 19, também era conhecida como a igreja das boas notícias. Como permitia avistar os que chegavam da Serra do Mar, seus sinos repicavam para anunciar as novidades e a chegada de forasteiros. Era o lugar mais alto da região central de São Paulo naquela época. Fica aberta 24 horas.
Igreja Santo Antônio
Fundada no fim do século 16, a Igreja Santo Antônio é considerada a mais antiga igreja remanescente da São Paulo colonial. Passou por várias reformas nos últimos quatro séculos, especialmente na fachada, e foi reinaugurada em estilo eclético em 1919. Embora destruída por diversos incêndios, conserva em seu interior resquícios da arte produzida na cidade no período colonial.
Durante o trabalho de restauração, em 2005, descobriu-se no forro do altar-mor pinturas murais seiscentistas de alta qualidade técnica e artística, as mais antigas de que se tem notícia em São Paulo. O altar principal, executado em 1780, é um belo exemplar da talha barroca. A igreja é tombada desde 1970, em virtude de sua importância histórica, artística e arquitetônica.
Convento São Francisco de Assis
O convento São Francisco de Assis foi erguido em 1647, e a igreja contígua foi modificada em meados do século 18, quando recebeu a atual forma barroca. Em 1880, tanto o convento quanto a igreja sofreram bastante com um incêndio. Foi naquele período que se instalou no altar-mor um novo retábulo, trazido da Alemanha. As pinturas no teto curvo de madeira da nave foram refeitas em 1953, com cenas sobre a vida de São Francisco.
Mosteiro de São Bento
Com ocupação ininterrupta desde o século 16, o local onde fica o Mosteiro de São Bento é o mais antigo da cidade. Sua fundação foi em julho de 1598, com a concessão de duas sesmarias pelo capitão-mor Jorge Correia. O colégio São Bento foi criado em 1903 e, em 1910, o mosteiro atual, projeto do arquiteto Richard Berndl, de Munique, Alemanha. Em 1914 foi completado o conjunto beneditino que conhecemos hoje: a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro e o Colégio de São Bento. Aos domingos, às 10h, tem missa com canto gregoriano e órgão.
Procurando opções de Studios no Centro de São Paulo? Acesse o nosso site e confira os nossos lançamentos!