A tendência dos jardins verticais: benefícios, como cultivar e embelezar seu espaço.
Estar perto da natureza faz bem para o corpo e a mente: melhora a respiração, reduz o estresse e proporciona uma vida mais plena. Contudo, a rotina das pessoas está cada vez mais acelerada, reduzindo esse contato. Especialmente quem mora em apartamentos nos grandes centros, onde os indivíduos procuram encontrar formas de manter o contato com o que é natural. Sendo assim, os jardins verticais são uma excelente forma de conquistar mais conforto e qualidade de vida.
Este tipo de jardim pode ser feito até em espaços pequenos, como studios ou apartamentos menores. Com os cuidados certos, é possível ter uma parede verde no seu condomínio ou casa. Separamos algumas dicas e informações sobre como manter um jardim vertical.
Os benefícios dos jardins verticais:
As plantas em apartamentos, seja na parte interna ou externa, trazem vários benefícios para o ambiente e também para as pessoas que convivem nesses espaços. A primeira vantagem é a melhoria na qualidade do ar, pois todos sabemos a importância das plantas.
Outro benefício é a sensação de tranquilidade, a vegetação oferece muito mais bem estar e qualidade de vida, principalmente para quem tem uma rotina movimentada. Por fim, mas não menos importante, os jardins verticais proporcionam uma decoração mais bonita, moderna e refinada. Eles revitalizam qualquer imóvel de uma forma sustentável.
Jardins verticais em espaços internos
Você já deve ter visto algum jardim vertical na lateral de um edifício ou em alguma área externa. Ambientes internos, especialmente as varandas de apartamentos, podem ser utilizados também e dar aquele charme especial.
A primeira dica é escolher espécies que se desenvolvam quando criadas à sombra ou meia-sombra. Podemos citar, a samambaia, a jibóia, bromélias, suculentas, antúrios, entre outros tipos que se dão bem em apartamentos. O ideal é escolher plantas variadas e, com isso, deixar o seu jardim mais bonito e colorido.
Você também pode fazer sua hortinha de maneira vertical, cultivando temperos como salsinha, cebolinha, coentro, pimenta… Além de bonito, ainda ajuda nas suas receitas.
Para criar o seu jardim, você pode utilizar paletes, caixotes empilhados, estrados de madeira e até em potes de vidro suspensos na parede. As formas de fazer são variadas e o que não falta é inspiração na internet.
Em contrapartida, manter essas espécies hidratadas pode dar trabalho e você deve se perguntar: como regar uma parede inteira repleta de plantas? Os jardins verticais pequenos não precisam da rega automatizada, pode ser feita manualmente. Contudo, se você não pode regar todos os dias, existem vasos auto irrigáveis disponíveis no mercado.
Jardins verticais em espaços externos
Em espaços como área de lazer, coberturas, paredes externas ou sacadas, os jardins verticais são mais comuns. Podem ser feitos com plantas naturais ou artificiais, vale pontuar que as espécies naturais são bastante benéficas ao meio ambiente. Além disso, a incidência de luz natural favorece o desenvolvimento de várias espécies.
A rega é feita através de um sistema automático, que mantém a quantidade certa de água que o jardim precisa receber, de tal forma que não haja a necessidade da interferência humana. Os cuidados nesse caso devem ser com a poda regular e a manutenção do sistema regador.
E se realmente você é daquele que “não consegue cuidar de plantas”, a opção do “jardim vertical permanente” é perfeita para decorar o ambienta, claro que não vai trazer esses benefícios citados acima, apenas beleza mesmo. Existem várias empresas especializadas nesse tipo de trabalho, que deixam o jardim prontinho, ou se preferir se arriscar, basta comprar uma tela, diferentes tipos de plantas artificiais para composição e colocar a mão na massa. Na Rua 25 de Março tem varias lojas especializadas em plantas artificias e as vendedoras ainda ajudam bastante na escolha.
Não restam dúvidas de como os jardins verticais trazem benefícios que vão muito além da beleza dos ambientes. Pensar em soluções sustentáveis faz bem para o futuro da humanidade, por isso, estão presentes em muitos projetos. Externos ou internos, seja como for, você vai se deparar com muitos deles por aí. Agora, depois dessas dicas, já sabe como cultivar um na sua casa. E se quiser ver uma opção, basta agendar um visita e conhecer o decorado do Sky Pauliceia.
Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais.