Com a benção de Santa Cecília

Viver no Centro
28 de março

Dizem que Santa Cecília é a padroeira dos músicos e boêmios, e não é que o Distrito que leva o seu nome ressurge na última década com vários points bacanas, atraindo os boêmios antes concentrados na Vila Madalena, na zona oeste.

Santa Cecília, Campos Elíseos, Várzea da Barra Funda e parte da Vila Buarque compõem o distrito que tem 3,9 quilômetros quadrados. Dos casarões tombados de Campos Elíseos aos modernos empreendimentos lançados nos últimos anos, a região harmoniza o passado e o presente. Faz parte da região central, mas tem jeitão de bairro, onde todos se conhecem e a variedade de comércio abastece seus moradores, fazendo com que raramente precisem sair de lá.


Santa Cecília

Cultura

O teatro Porto Seguro, a Funarte e o Sesc Bom Retiro (apesar de levar o nome do bairro vizinho) formam o complexo cultural da região da Santa Cecília. Contudo, os novos bares por lá inaugurados oferecem cardápios culturais bem variados, como o Conceição Discos, com uma discoteca considerável de vinis e o caçula do pedaço, o Centro Cultural Elevado, que oferece oficinas de artes manuais, como bordado, além de dança e fotografia.


Teatro Porto Seguro

                    Sesc Bom Retiro

Educação

Escolas públicas, como a Conselheiro Antônio Prado, e particulares, como a Boni Consilii, são as mais tradicionais que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio. Para quem busca cursos de graduação e pós-graduação nas atividades tidas como “normais”, administração, economia, engenharia, entre outras, tem a Faculdade Oswaldo Cruz como opção na região. Já para quem busca uma formação mais artísticas, o distrito de Santa Cecília tem a conceituada escola de teatro Célia Helena e a Academia Internacional de Cinema.


Conselheiro Antônio Prado

                             


  Boni Consilii

                       


                   Escola de Teatro Célia Helena

Gastronomia

Falar de gastronomia em Santa Cecília é falar também em Lilian Gonçalves. A empresária, considerada a rainha da noite paulistana, possui sete estabelecimentos na rua Canuto do Val, bem atrás da igreja de Santa Cecília, que oferecem comida baiana à culinária japonesa. Rota do Acarajé; Sotero; Fuhad; Garnizé; Angélica Grill; entre dezenas de outros nomes formam as principais atrações da boa culinária do distrito. No entanto, a região anda atraindo tantos investidores que talvez, ao finalizar este texto, um novo bar esteja surgindo na Santa Cecília! Amém!


           Japan Tower