Como montar uma decoração de Natal incrível

Arquitetura e decoração
6 de dezembro

Dezembro chegou trazendo a festa mais esperada do ano: o Natal. É tempo de unir a família e os amigos para celebrar a harmonia, alegria e paz. Com isso, as residências, empresas e instituições entram no clima e deixam tudo mais colorido com a decoração natalina.

Muitas vezes, as pessoas decoram a casa para o Natal da mesma forma por anos seguidos. Assim como ninguém aguenta mais seu tio com a piada do “pavê ou pacomê”, a ornamentação também satura, viu? Por isso, é importante usar a criatividade e inovar. Para te ajudar nisso, separamos dicas para criar uma decoração de Natal incrível.

Escolha uma paleta de cores

As cores tradicionais do Natal são verde e vermelho, mas é possível variar. O que faz a decoração natalina é o conjunto dos elementos, então não precisa se preocupar de mudar as cores e tirar a identidade desta época do ano. O azul e o lilás, por exemplo, são bastante utilizados e fica lindo.

Customize e aproveite objetos usados

A decoração de Natal do ano passado, objetos que você não usa mais ou até a mobília da casa podem ser aproveitados. Por exemplo: cadeiras da sala de jantar com laços de fita nas costas ficam lindas; aquela garrafa de vidro pode se transformar em um castiçal ou para inserir pisca-piscas.

Deixe tudo com a cara da sua família

Alguém da sua família tem um dom artístico? Sabe bordar, costurar, fazer crochê ou desenhar? Aproveite essas habilidades e deixe a decoração com a cara dos seus familiares. Mesmo se na sua casa não tem nenhum artista, utilizar fotos como enfeites da árvore ou desenhos feitos pelas crianças deixam tudo mais lindo.

Aposte em árvores de Natal diferenciadas

O pinheiro, natural ou sintético, é tradicional, mas existem outros materiais para uma árvore de Natal. Fazer um modelo diferenciado dá um toque de originalidade à sua decoração e é bem simples.

Você pode utilizar livros, por exemplo, colocar um sobre o outro até ficar no formato de pinheiro, acrescentando alguma cola ou fita adesiva entre as páginas. No topo, pode ser posicionada a tradicional estrela natalina, além de luzes e enfeites ao redor.

As árvores feitas de madeira também são recomendadas. E, nesse caso, as opções são muitas: feitas com madeira comum, pallets, tábuas velhas reutilizadas e até galhos de árvores. O toque final é por conta dos objetos decorativos.

Utilize elementos da natureza

Olhe ao seu redor: é possível aproveitar elementos da natureza para deixar sua decoração mais bonita. O exemplo mais tradicional é o pinho, flor das árvores da divisão Pinophyta, que servem como enfeites para mesa ou árvore de Natal. Outros exemplos são as flores, galhos ou até ramos de alecrim ou lavanda, que dão um ar de charme e delicadeza ao ambiente

Como você pode perceber, fazer uma decoração de Natal incrível só demanda um pouco de criatividade e dedicação. Adote as melhores ideias, chame a família e os amigos para lhe ajudar e entre no clima natalino.

Você tem outra dica de decoração natalina? Conta pra gente nos comentários.