Conheça a Praça das Artes, espaço cultural no Vale do Anhangabaú

Cultura e Lazer
Viver no Centro
27 de março

Muita gente conhece o Theatro Municipal, instalado num prédio construído em 1911, do escritório Ramos de Azevedo. O que pouca gente sabe é que o teatro centenário tem um irmão mais novo, a Praça das Artes, um prédio jovem e moderno que praticamente faz fundos com o Municipal e que abriga suas escolas de formação de dança e música.

Praça das Artes faz fundos com o Theatro Municipal e em março foi aberta outra entrada, voltada para o Vale do Anhangabaú | Foto: A Vida no Centro

A primeira parte do complexo cultural dedicado à música, dança, ao teatro e exposições foi inaugurado em 2012. Ficam sediadas lá a Escola de Dança e Escola Municipal de Música de São Paulo, ambas da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O espaço também é sede dos grupos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, além de abrigar a Orquestra Experimental de Repertório

Desde a inauguração do espaço a Praça das Artes tem duas entradas, na Avenida São João e na Rua Conselheiro Crispiniano. No fim de março, foi aberta outra entrada, voltada para o Vale do Anhangabaú, com uma ampla escadaria que promete virar um ponto de encontro. O espaço promete ter um novo ponto de encontro para o público interessado em cultura ou que quer se divertir num lugar aberto.

Foto: A Vida no Centro

Vista para o centro histórico

Em meio a prédios do começo do século 20, bem no centro histórico de São Paulo, com vista para ícones como o Martinelli e o Farol Santander, a Praça das Artes ocupa um terreno em forma de ‘T’, que liga a Rua Conselheiro Crispiniano à Avenida São João e o Vale do Anhangabaú.

A mistura do antigo com o moderno, com as construções em concreto “abraçando” os prédios antigos aumento o encanto do local e mostra que a diversidade humana do Centro de São Paulo também pode ser estendida à arquitetura.

Foto: A Vida no Centro

O empreendimento é resultado de uma parceria entre o arquiteto Marcos Cartum, do Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura, e o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

O espaço recebeu o Prêmio APCA de Melhor Obra de Arquitetura de 2012, o prêmio de Edifício do Ano de 2013 pelo Icon Awards, realizado pela Icon Magazine e finalista dos ‘Projetos Impressionantes das Américas’, da Mies Crown Hall Americas, em 2014.

Programação

Cerca de 6 mil pessoas passaram pelo evento de inauguração, que durou seis horas e contou com mais de 15 atrações de dança, música e arte circense, culminando com uma festa a céu aberto.

Prefeito Bruno Covas participou da inauguração com mais de 15 atrações de dança, música e arte circense | Foto: A Vida no Centro

A programação das próximas semanas já está garantida, com o projeto Sextou na Praça. Um happy hour, aberto ao público e gratuito, com apresentações de música ou dança das escolas da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, unindo erudito e popular, sempre das 18h às 23h.

Toda sexta-feira a programação começa com uma apresentação de música ou dança das escolas da Fundação Theatro Municipal, às 18h30, e segue com uma festa dançante, até 23h.

Por A Vida no Centro