Conheça o Red Bull Station, a subestação de energia que virou espaço cultural

Cultura e Lazer
Viver no Centro
15 de fevereiro

De estação de energia elétrica a estação de energia criativa. Foi esta a transição vivida pelo Red Bull Station, centro cultural instalado na confluência entre as avenidas 23 de Maio e 9 de Julho, em frente ao Terminal Bandeira.

São 2.150 metros quadrados em cinco andares, com espaço para exposições, shows, festas e performances | Foto: Red Bull Content Pool
São 2.150 metros quadrados em cinco andares, com espaço para exposições, shows, festas e performances | Foto: Red Bull Content Pool

O prédio onde está instalado o projeto, que promove atividades culturais em múltiplas linguagens, tem uma história antiga, ligada ao desenvolvimento de São Paulo.

Foi construído em 1926 pela Light, concessionária de energia da época. Naquele momento, foi batizada de Subestação Riachuelo e sua função era reforçar a geração de eletricidade num momento de grande crescimento e início de transformação da cidade em metrópole, quando os bondes elétricos operados pela Light ganhavam as ruas de São Paulo.

A abertura da Avenida 23 de Maio, nos anos 1960, demoliu as casas da região e deixou o casarão isolado, ainda funcionando como subestação de energia. Em 2002 a fachada do prédio foi tombada pelos órgãos de defesa do patrimônio histórico e, em 2004, a subestação, já pertencente à Eletropaulo, foi desativada. Até que o prédio foi vendido para a Red Bull, que buscava um local no Centro como uma sede permanente para as atividades culturais que já vinha realizando na região. Em 2013, o prédio reabriu como Red Bull Station.

 centro cultural instalado na confluência entre as avenidas 23 de Maio e 9 de Julho | Foto: Red Bull Content Pool
Centro cultural instalado na confluência entre as avenidas 23 de Maio e 9 de Julho | Foto: Red Bull Content Pool

Restauração

Ambiente interno preserva as marcas do tempo | Foto: Divulgação
Ambiente interno preserva as marcas do tempo | Foto: Divulgação

A empresa restaurou o prédio, com um retrofit que preservou suas características – inclusive internas, com paredes que mostram as marcas do tempo – e o adaptou para o uso atual. São 2.150 metros quadrados em cinco andares, com espaço para exposições, shows, festas e performances, além de um estúdio de música e um espaço maker aberto ao público interessado em tecnologia. O local tem ainda programas de residência artística, abrigando projetos de artistas de várias vertentes.

O projeto de reforma buscou preservar os espaços internos, com escadarias de metal que não interferem na arquitetura original. Além disso, foi instalado um terraço com uma vista incrível para a Praça da Bandeira e o Vale do Anhangabaú com uma cobertura que o protege da chuva ou do sol.

Terraço do Red Bull Station | Foto: Divulgação
Terraço do Red Bull Station | Foto: Divulgação
O que já foi subestação de energia agora é um ambiente super descolado | Foto: Divulgação
O que já foi subestação de energia agora é um ambiente super descolado | Foto: Divulgação
Red Bull Station tem excelente localização | Foto: Divulgação
Red Bull Station tem excelente localização | Foto: Divulgação

Excelente local para tirar fotos com a cidade ao fundo. Ou para trabalhar. É comum encontrar pessoas com seus computadores transformando o local num coworking informal. Para quem só passa pela 23 de Maio de carro, ou não olha muito para cima quando usa o Terminal Bandeira, é uma oportunidade de observar a cidade de uma perspectiva totalmente diferente. E o chafariz, que no passado servia para resfriar a subestação de energia, foi recuperado, agora com função estética.

A programação variada pode ser conhecida pelo site do Red Bull Station. Mas não é preciso esperar um evento especial para conhecer o local, que fica aberto de terça a sexta, das 11h às 20h, e sábado, das 11h às 19h. A cafeteria, que também serve almoço, abre a partir das 12h.

Endereço: Praça da Bandeira, 137
Como chegar: estação de ônibus Praça da Bandeira ou estação Anhangabaú do metrô

Por A Vida no Centro