Cozinha integrada: modernidade e funcionalidade em um só ambiente

Arquitetura e decoração
Estilo de vida
24 de julho
Cozinha integrada do Bella Vista Paulicéia
Cozinha integrada do studio Bella Vista Paulicéia

A cozinha integrada se tornou uma verdadeira tendência nos últimos tempos. Os espaços das casas e apartamentos estão cada vez menores, assim criando a necessidade de uma série de adaptações. Por isso, integrar a cozinha com outros cômodos se tornou uma forma prática de economizar espaço com charme e sofisticação.

Além de beleza e sensação de amplitude, as cozinhas integradas, também chamadas de americanas, permitem uma melhor comunicação entre os membros da família, pois mesmo em diferentes cômodos, como são integrados, as pessoas podem interagir. Para deixar a sua cozinha integrada mais bonita e funcional, separamos algumas dicas. 

Priorize revestimentos da mesma cor da sala 

A cozinha pode ser delimitada por um balcão ou outro elemento, mas deixar os revestimentos da sala e cozinha com o mesmo material dá a sensação de que o espaço é maior. Além disso, os ambientes se integram melhor porque combinam, sem estabelecer uma delimitação tão firme entre eles.

Evite os azulejos: por mais que esse tipo de revestimento seja popular em cozinhas e banheiros, em casos de cômodos integrados com a sala, eles prejudicam a harmonia do ambiente. Substitua-os por outros revestimentos impermeáveis e laváveis, como o porcelanato e cimento queimado. Se deseja demarcar os ambientes, uma ideia para fazer isso com leveza é utilizar tapetes, uma prateleira ou outro móvel. 

Escolha um tipo de balcão ou mesa 

Cozinha integrada do Esquina Paulicéia

Algo comum nas cozinhas americanas é substituir a mesa por um balcão. Isso não é uma regra, você pode optar por uma mesa, mas os balcões otimizam melhor o espaço e podem ser usados como divisória entre os cômodos também.

Existem diversos materiais e tamanhos de balcões. Entre elas, podemos citar o mármore, que é uma opção sofisticada e mais cara e o granito, que é mais em conta do que o mármore e pode ser limpo com mais facilidade. Existem também balcões em madeira, esses precisam ser impermeabilizados, de acrílico e até de cimento queimado para quem curte um toque mais moderno no ambiente.

A escolha do balcão vai depender das suas necessidades, gosto pessoal, orçamento e harmonia com os móveis da sala.

Utilize assentos diferenciados 

Como as cozinhas americanas são integradas com a sala, não precisa utilizar exclusivamente cadeiras. Você pode mesclar com bancos e puffes, que, além de modernos, economizam espaço. Os puffes podem ser empurrados para debaixo da mesa ou balcão e ainda existem alguns modelos organizadores, com espaço interno para guardar objetos. 

Na hora de escolher os assentos, é importante ter cuidado para não escolher peças que deixem a decoração confusa. Opte por materiais e cores que combinem com a decoração.

Não economize os armários, gavetas e nichos 

Cozinha integrada do Família Paulicéia

Em um espaço limitado é fundamental encontrar maneiras de organizar o ambiente. Os armários embutidos, gavetas no balcão e nichos são excelentes maneiras de aproveitar a área e deixar tudo mais organizado.

Capriche nos objetos 

Para dar um toque final à decoração, você deve investir em objetos com a sua cara. Não existem muitas regras na hora de escolher, mas é importante que os itens combinem com a decoração, para que não a harmonia não seja prejudicada. Uma excelente dica é deixar o balcão e móveis em tons neutros e colocar objetos como pontos de cor. 

Seguindo essas dicas, a sua cozinha integrada vai ficar mais organizada e sofisticada, propiciando momentos divertidos para você e família.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e redes sociais para ficar por dentro dos próximos artigos.