Dicas de atividades para fazer em casa, que trazem benefícios para a saúde física e mental

TPA na Imprensa
13 de novembro

Aprendemos nos últimos tempos a viver em casa e vimos como podemos nos reinventar, nos adaptar, e quantas coisas podemos fazer no nosso cantinho.

Ficar em casa pode ser desafiador, principalmente para quem é acostumado a sair bastante. É preciso permanecer otimista, bem como estar atento à saúde física e mental. Apesar dos desafios, no entanto, existem diversas opções de atividade, com uma forcinha da tecnologia.

Crie um “cantinho zen” na sua casa ou apartamento

Separe algum cantinho para relaxar, não precisa ser um espaço muito grande, seja como for, o importante é ser silencioso. No quarto, sala, escritório ou na varanda: coloque almofadas, tapetes ou até pufes ou esteiras de vime, se tiver.

Deixe o cantinho confortável, faça uma decoração bem a sua cara e utilize incensos, aromatizadores ou velas perfumadas. Assim, dessa forma, você vai ter um espaço especial para ler, exercitar-se, meditar ou passar um tempo relaxando.

Aprenda ou aprimore uma habilidade

Você tem um hobbie que quer aprimorar ou o desejo de desenvolver alguma habilidade? Que tal aproveitar este período, visto que está passando mais tempo em casa para praticar?

Existem diversas aulas online, livros e até tutoriais no YouTube disponíveis, de modo que é completamente possível aprender em casa. Seja violão, culinária, pintura, costura, dançar, etc, o que importa é não ficar parado.

Exercite-se diariamente

Tirar um tempo todos os dias para se exercitar é benéfico para a saúde física e mental, uma vez que faz o corpo liberar endorfina e fortalece a imunidade. Sendo assim, ao exercitar-se você reduz o risco de doenças cardíacas, diabetes, colesterol e ainda previne a ansiedade e depressão. Movimentar o corpo é fundamental, sobretudo em momentos difíceis como o que estamos atravessando.

Você pode fazer isso por aplicativos, como o “Nike Training Club” que oferece treinos personalizados. Nele, é possível ajustar tempo, intensidade, tipo de prática, de tal forma que se adapta completamente à sua realidade. Já no Youtube, existe o canal “Exercícios em Casa”, com aulas diversas para que você possa praticar a qualquer hora.

Também existem apps e canais no Youtube para quem está com o intuito de praticar Yoga. O “Daily Yoga”, por exemplo, conta com diversas aulas, nos níveis iniciante, intermediário e avançado. Saindo da App Store e indo para o YouTube, o canal da Pri Leite tem ganhado bastante notoriedade e ajudado muitas pessoas.

Alimente-se bem

O período de reclusão é excelente para regular a alimentação, afinal você estará com mais tempo. Apesar disso, em contrapartida, é comum as pessoas exagerarem no delivery em momentos como esse. Sendo assim, o cuidado é fundamental.

Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, vai fortalecer a sua imunidade e, por consequência, você terá mais saúde. Aposte nos vegetais de folhas escuras, como o espinafre e a rúcula, por exemplo. Consuma alimentos ricos em ômega 3, que são os peixes, azeites, bem como sementes variadas. Por falar nelas, as oleaginosas, como castanhas e nozes, são excelentes para o corpo.

Equilíbrio leva ao autoconhecimento

Com planejamento e foco, é possível adotar uma rotina mais leve em casa, uma vez que existem diversas ferramentas para lhe ajudar. Isso vai lhe oferecer mais equilíbrio e, por consequência, maior autoconhecimento. Pratique atividades físicas, abrace seus hobbies, separe um espaço só seu e, por fim, fique em casa com muito mais harmonia.