Festival de Natal tem programação especial no Centro de São Paulo
O Centro de São Paulo tem uma programação especial no Natal neste ano. São shows musicais, espetáculos de dança, corais, projeções digitais em prédios históricos (videomapping) e um cortejo de Folia de Reis, além de uma feirinha gastronômica e de artesanato com 19 food trucks, 20 food bikes e 40 barraquinhas de artesanato em vários pontos do Centro Histórico.
Um Natal brasileiro é o tema geral da programação, com destaque para a cultura nacional. São várias atrações todas as noites, até o dia 23 de dezembro. Entre os destaques está o show com a dupla Luiza Possi e Ayrton Montarroyos, além das cantoras Maria Alcina e Zezé Motta.
Vários prédios históricos receberam iluminação especial e três deles receberão projeções na fachada. O videomapping acontece todas as noites, a partir das 20h, no Mosteiro de São Bento, Edifício Matarazzo (sede da Prefeitura) e Pátio do Colégio. Um espetáculo de luzes e sons imperdível.
Para garantir a segurança do público, o policiamento foi reforçado, com 300 agentes por dia nas ações de policiamento preventivo.
Papai Noel no Centro
Uma das atrações será a Casa do Papai Noel, instalada na Praça do Patriarca. O papai estará no local todas as noites, entre 19h e 21h, para fotos e conversas com as crianças.
A escolha do Centro buscou valorizar a história e a facilidade de acesso ao local, atingindo um público mais amplo. “Escolhemos o Centro de São Paulo porque é um lugar que merece ter sua história valorizada. Queremos levar ao cidadão paulistano uma opção noturna de lazer gratuito e para todas as idades”, diz o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria.
Natal Iluminado
Todas as noites, até o dia 23 de dezembro, serão apresentados espetáculos que unem projeção mapeada na fachada da igreja, Folia de Reis com bonecos gigantes dos Três Reis Magos, cenas de presépio representando o nascimento de Cristo, além de balé aéreo, performances de anjos e música ao vivo.
Programação:
Chegada do Espírito Natalino
Local: Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15
Horário: 19h às 22h
19h – Concentração da Folia de Reis
19h25 – Saída do cortejo com a Folia de Reis em direção ao Mosteiro de São Bento
19h30 às 21h – Projeção
21h15– Todo o roteiro acima se repete, com projeção até às 22h
Anunciação e seres celestiais
Local: Igreja e Mosteiro de São Bento
Endereço: Largo de São Bento, 48
Horário: 19h50 às 22h
19h50 – Primeira entrada da projeção, com duração de 5 a 7 minutos
20h – Chegada da Folia de Reis. Os músicos se apresentam e seguem em cortejo até o
Pátio do Colégio
20h20 – Projeção volta e permanece até às 21h
21h – Reapresentação do Cortejo da Folia Reis
19h às 22h – Apresentações aéreas intercaladas e estátua viva no local
Cenas de presépio
Local: Pátio do Colégio
Endereço: Praça Pateo do Collegio, 2
Horário: 20h às 22h
20h – Primeira entrada da projeção, com duração de 5 a 7 minutos
20h40 – Folia de Reis e músicos se apresentam e voltam para o Ed. Matarazzo para a
segunda apresentação
21h até 22h – A projeção volta e fica em loop até às 22h
Além do Natal Iluminado, dezenas de show e apresentações acontecem todos os dias na região central.
Clique aqui para ver a programação de cada dia (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/turismo/eventos/festival_de_natal/index.php?p=268598) ou veja a programação completa abaixo, separada por tema.
A Última Estrada
Cia Soma – espetáculo de Dança
A trajetória pela dança conduziu a Cia Soma em seu desejo de compartilhar com o público diferentes narrativas. No espetáculo, os movimentos expressam em tom delicado os caminhos de um casal que deseja conhecer o mar. Por meio da história se revela uma dança e por meio da dança a companhia compartilha com o público uma nova gestualidade. Entre estranhas figuras, muitas lembranças e culpas de tempos passados se revela uma nova estrada traçada sobre antigas referências.
Dia 18/12 às 19h – Praça do Patriarca
Dia 21/12 às 21h – Largo do São Bento
Dia 22/12 às 16h – Largo São Francisco
BRUS
Christiane Matallo – espetáculo de sapateado e música
Espetáculo com sapateado americano com dança, percussão, saxofone e muita ação…
Dança para se ouvir e música para se ver a favor da cena. Chris Matallo desenvolve um espetáculo onde o corpo através do movimento com foco nas articulações e dinâmicas gera som. Por meio do pensamento musical, a linguagem do sapateado americano será o resultado de uma conexão e inteireza do corpo. Muitas vezes, o instrumento musical vira a extensão do próprio corpo.
Dia 19/12 às 20h – Largo São Francisco
Dia 20/12 às 19h – Largo do São Bento
Dia 21/12 às 19h – Praça Antonio Prado – Coreto da Bolsa
Dia 22/12 às 17h – Praça do Patriarca
Dia 23/12 às 18h – Pátio do Colégio
Suite Quebra-Nozes – Superbazaro Cia de Dança
Espetáculo de Ballet Clássico
A Superbazaro Companhia de Dança é uma companhia que desde 2006 tem apresentado a dança nos palcos do Brasil e produzido, continuamente, espetáculos assinados por coreógrafos de renome, adaptados por sua diretora artística Marina Boschi, bem como criações de obras autorais, sendo estas ganhadoras de grandes festivais de dança nacionais. O grupo apresenta agora o clássico ballet natalino “O Quebra-Nozes”.
Dia 18/12 às 20h – Largo São Francisco
Concreto – Espetáculo de Dança Flamenca
Concreto é inspirado no livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense” de George Perec, obra que revela a experiência contemporânea de um vouyer urbano, contemplador e narrador da cidade. O flamenco, dança típica espanhola, aqui é construído com roupagem urbana e dialogando com a cidade de São Paulo.
Dia 18/12 às 21h – Praça Patriarca
Dia 19/12 às 19h – Largo do São Bento
Dia 21/12 às 20h – Largo São Francisco
Dia 23/12 às 18h – Largo da Misericórdia
Samba de Natal – Samba Sinhá – Show de música e dança
Grupo Samba Sinhá, transforma e inspira o momento de Natal com sua música em base de samba. Produzido por Renne Campos, o show Samba de Natal com o Grupo Samba Sinhá traz inéditas músicas Natalinas tocadas em ritmo de samba acompanhadas de dança. Além do repertório Natalino o Samba Sinhá já trará para o público uma pitada de novidade de seu CD e DVD que deve ser masterizado no mês de janeiro de 2019.
Dia 20/12 às 18h – Largo da Misericórdia
Dia 21/12 às 19h – Praça Patriarca
Dia 22/12 às 19h – Praça Antonio Prado – Coreto da Bolsa
Dia 23/12 às 18h – Largo São Francisco
Graça Braga – Sambas de Natal
O show “Sambas de Natal”, uma pesquisa sentimental e bem-humorada de sambas com temática natalina compostos por autores clássicos do Samba, como Adoniran Barbosa, Assis Valente, Martinho da Vila, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.
Dia 18/12 às 19h – Praça Antonio Prado – Coreto da Bolsa
Dia 21/12 às 18h – Pátio do Colégio
Dia 22/12 às 18h – Largo São Francisco
Dia 23/12 às 16h – Largo da Misericórdia (em frente à Casa de Francisca)
Maria Alcina – Natal Bem Brasileiro
Composto apenas por canções brasileiras de Natal, de autores que vão de Adoniran Barbosa a Chico Buarque, passando por Martinho da Vila, Vinicius de Moraes e Luiz Gonzaga, “Natal Bem Brasileiro” ganha no palco uma versão dinâmica em um show
com irreverência, bom humor e muita emoção.
O show “Natal Bem Brasileiro” é protagonizado por Maria Alcina que será acompanhada pelos músicos: Rovilson Pascoal, Gustavo Souza e Ricardo Prado. Natal bem brasileiro é um projeto inclusivo de afirmação da nossa brasilidade é um Natal Tropical.
Dia 19/12 às 18h – Largo São Francisco
Dia 23/12 às 19h – Praça do Patriarca
Ayrton Montarroyos e Luiza Possi
Ayrton Montarroyos é um dos grandes cantores da nova geração. Finalista do The Voice (TV Globo) de 2016, gravou seu primeiro disco ano passado e obteve elogios de toda crítica especializada. No momento em que se prepara para lançar seu segundo álbum, “Um Mergulho no Nada”, sobe ao palco pela primeira vez com sua amiga, a carismática e não menos talentosa Luiza Possi, um dos principais ícones da música pop romântica moderna. Entre números solos e duetos, os artistas vão apresentar alguns temas natalinos em versões novas e bem-humoradas.
Dia 19/12 às 18h – Pátio do Colégio
Dia 20/12 às 21h – Praça Patriarca
Dia 21/12 às 21h – Coreto da Bolsa
Um Natal Brasileiro
Hilda Maria, cantora paulista da nova geração, acompanhada do bandolinista Maik Oliveira e do violonista Carlos Moura, apresentam uma elaborada pesquisa, sobre o repertório de Natal composto por grandes nomes da Música Popular Brasileira do início do século XX, passando por diferentes gêneros musicais e fugindo das tradicionais cantigas estrangeiras adaptadas para a língua portuguesa. A pesquisa apresenta obras como Boas Festas (Assis Valente), Presente de Natal (Nelcy Noronha), Véspera de Natal (Adoniran Barbosa) e Noite de Natal (Alvarenga e Newton Teixeira).
Dia 18/12 às 20h – Pátio do Colégio
Dia 23/12 às 17h – Praça do Patriarca
Natal no Fole
O projeto apresenta uma formação pouco usual no Brasil, o trio de acordeão, contrabaixo acústico e bateria, difundida pelo músico e jazzista norte americano Art Van Damme. Essa formação celebrará um Natal com variados gêneros musicais, buscando uma sonoridade pouco explorada. O repertório é baseado na ampla pesquisa do músico, produtor e arranjador Paulo Serau, e passa por obras compostas por grandes nomes da Música Popular Brasileira do início do século XX, como também do exterior, do jazz às marchinhas.
Dia 19/12 às 19h – Praça do Patriarca
Dia 20/12 às 21h – Praça Antonio Prado (Coreto da Bolsa)
Dia 21/12 às 20h – Pátio do Colégio
Dia 22/12 às 19h – Largo São Bento
Dia 23/12 às 16h – Largo São Francisco
Calango Cego
Calango Cego apresenta um retrato musical do interior brasileiro com um repertório que abrange tradições de norte a sul do Brasil, além de composições próprias. O duo traz um rico panorama musical dos sertões com a junção da rabeca e da sanfona e aborda parte de obras tradicionais da cultura nordestina contemplando uma grande variedade de estilos musicais como o arrasta-pé, o chamamé, o baião, o choro e o frevo. Além de homenagear mestres como Capiba, Luiz Gonzaga, Sivuca, cego Oliveira, Edimilson do pífano, entre outros.
Dia 18/12 às 21h – Largo São Bento
Dia 21/12 às 18h – Largo da Misericórdia
Coro de Grilo
Dois compositores, dois instrumentistas, fazendo nossos trabalhos ao mesmo tempo. Compor tocando, tocar compondo. Criar se divertindo, se divertir criando. Reconhecer o que está sendo criado e criar sobre isso, depois lembrar de tudo e fazer de novo, outro dia.
Dia 18/12 às 18h – Largo São Francisco
Dia 19/12 às 21h – Largo São Bento
Dia 20/12 às 20h – Largo da Misericórdia
Vilancicos e Cantigas de Natal
O espetáculo Vilancicos e Cantigas de Natal reuniu canções de toda Sul América que tem em comum a celebração do nascimento do menino Jesus. Interpretadas com instrumentos de época, por vezes é a música alegre, para bailar e festejar, por outras a reflexão e a paz da cantiga de ninar cantada para o repouso da Mãe, após parir o menino abençoado.
Um convite para a paz e reflexão, para vivenciar e expandir a amor que há em cada um de nós.
Dia 19/12 às 18h – Largo da Misericórdia
Dia 20/12 às 19h – Praça do Patriarca
Dia 22/12 às 17h – Largo São Bento
Dia 23/12 às 16h – Pátio do Colégio
Dia 23/12 às 19h – Coreto Bolsa
Ceremony of Carols
A religiosidade e espiritualidade tiveram suma importância durante o período Barroco. A música sacra ocupou lugar de destaque na obra de grandes compositores da época. Apresentamos aqui uma série de canções alusivas ao Natal. Algumas vêm de uma tradição que remonta à Idade Média e foram registradas na era Barroca. Interpretadas com instrumentos de época e angelicais vozes femininas lideradas pela soprano Marília Vargas, as obras transportam a plateia no tempo, levando o espírito do Natal a todos.
Dia 19/12 às 21h – Praça do Patriarca
Dia 22/12 às 18h – Pátio do Colégio
Dia 23/12 às 17h – Coreto da Bolsa
Nicolás Sallaberry – Canções do Caminho
Com Bruno Menegatti e Alisson Amador
Canções de diversos autores latino-americanos, bem como composições autorais e homenagens dedicadas ao tema da natividade, configuram o percurso musical apresentado por Nicolás Sallaberry (voz e violão), acompanhado por Bruno Menegatti (rabeca, baixo e violão) e Alisson Amador (percussão e violão). Textos e versos cantados em português, castelhano e guarani resgatam e evocam sonoridades, expressões culturais, sociais e históricas da região.
Dia 19/12 às 19h – Coreto da Bolsa
Pra Não esquecer
Mariane Claro
“Pra não esquecer o que importa mais”, frase que dá nome ao show e ao primeiro disco de Mariane Claro, adverte para a importância de colhermos momentos – extremamente necessários – para olhar em volta o que de fato em nossa vida é importante e admirável.
As composições selecionadas são dedicadas ao amor e seus desdobramentos, a paz e a essa procura de entendimento do que é feita a nossa vida e como ela nos define.
Dia 20/12 às 21h – Largo São Bento
Ser Tão Trio
Formado por Bruno Menegatti (rabeca), Bruno Sanches (viola caipira e voz) e Luiz Cláudio Sousa (guitarra), o Ser Tão Trio explora a sonoridade de seus instrumentos com a musicalidade latinoamericana, principalmente a do Brasil de dentro: caipira, pantaneiro e sertanejo. O trio tem se apresentado em importantes espaços culturais de São Paulo, além de cidades do interior paulista e festivais. Em 2015 lançou o disco autoral Caipira Urbano, com direção musical de Ivan Vilela. Nesta apresentação mescla canções de seu disco e repertório tradicional dedicado a natividade como canções de reisado e da folia de reis.
Dia 18/12 às 20h – Largo da Misericórdia
Dia 19/12 às 21h – Coreto da Bolsa
Dia 20/12 às 20h – Largo São Francisco
Sax On The Beat
O “Sax in the Beats” foi criado com o objetivo de levar entretenimento e boa música às ruas de São Paulo, quebrando a rotina estressante de quem vive nessa grande metrópole brasileira. Com uma proposta diferente, de não levar apenas músicas, mas criar um espetáculo com encenação, comédia e interação com o público, o SB tem ganhado visibilidade na mídia e já foi destaque em vários programas de TV.
Dia 18/12 às 18h – Largo da Misericórdia
Dia 22/12 às 17h – Coreto da Bolsa
Coral Metrópole
O Coral da Metrópole foi fundado em 2017 pelo Maestro Rubens Spada, atendendo a um sonho de muitos anos em formar um coral com uma nova proposta, visão e identidade. Um grupo que seja diferente, moderno, pioneiro e atuante. O coral é formado por diversas pessoas de todas as regiões de SP e arredores e tem como principal objetivo resgatar a música coral cantando em nossa cidade. Atualmente contamos com a participação de 70 integrantes, com o coração cheio de alegria e disposição em servir, que semanalmente se reúnem para ensaiar e juntos viverem a
incrível experiência do canto coral.
Dia 18/12 às 21h – Coreto Bolsa
Dia 20/12 às 18h – Pátio do Colégio
Dia 21/12 às 18h – Largo São Francisco
Dia 22/12 às 18h – Largo da Misericórdia
Grande Coral do Maestro Rubens
Todos os anos, na época natalina, o Maestro Rubens Spada, que atua há mais de 16 anos como regente, reúne diversos grupos vocais e corais, que se apresentam nos principais pontos da cidade cantando músicas tradicionais de natal e sucessos que se consagraram na música contemporânea.
Dia 18/12 às 19h – Largo São Bento
Dia 19/12 às 20h – Pátio do Colégio
Dia 21/12 às 21h – Praça do Patriarca
Dia 22/12 às 16h – Pátio do Colégio
A Folia do Menino Mateus
Uma peça popular inspirada nos autos de reisado com base nas tradições populares e traz consigo personagens da nossa cultura popular brasileira. “A Folia do Menino Mateus” narra um outro ponto de vista do nascimento do menino Jesus e as festas de natal. Com máscaras bonecos e música ao vivo, o Grupo Clariô de Teatro convida o público para esse festejo de Natal.
Dia 20/12 às 20h – Pátio do Colégio
Dia 21/12 às 19h – Largo São Bento
Coro da Vila
O Coro da Vila é um grupo independente com 25 anos de atividade que reúne cerca de 60 coralistas, sob a regência de César Cerasomma, realizam espetáculos que homenageiam o Clube da Esquina, movimento que reuniu nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Fernando Brant e Beto Guedes. Após extensa pesquisa musical, o coro chegou a um repertório com vários arranjos inéditos, escritos especialmente para esse espetáculo, que tenta mesclar um pouco as composições mais consagradas do Milton e do pessoal do Clube e outras menos conhecidas, menos cantadas, mas que fazem parte desse universo musical.
Dia 18/12 às 18h – Pátio do Colégio
Dia 20/12 às 18h – Largo São Francisco
Dia 21/12 às 20h – Largo da Misericórdia
Gran Circo Bla Bla Bla
Seis personagens do circo clássico, o mágico, o homem forte, a mulher barbada, o palhaço, o malabarista e a bailarina realizam um cortejo musical na rua, convidando crianças e adultos a cantar e a ouvir histórias do Natal!
Eles contam para o público que o Circo Bla-bla-blá chegou na cidade vizinha e vai armar a lona para realizar o grande espetáculo. Enquanto isso, as formidáveis personagens vêm até a “São São Paulo, meu amor” para comprar aviamentos, balões e outros balangandãs que serão usados na maravilhosa apresentação. “Onde fica a 25 de Março? Vocês conhecem o caminho?” Os artistas provocam os espectadores e realizam pequenas demonstrações de seus números. Contam histórias dos Três Reis Magos, O Nascimento do Menino de Luz, entre outras dos bastidores do circo, e divertem todos com suas peripécias mirabolantes.
Dia 20/12 às 19h – Coreto da Bolsa
Dia 22/12 às 19h – Praça do Patriarca
Dia 23/12 às 17h – Largo do São Bento
Cantata Natalina, O Natal dos Sonhos
O Grupo Artemis de Teatro para o Natal prepara o espetáculo Cantata Natalina, o Natal dos Sonhos, com músicas como “Hairspray”, “Aida”, “Mamma Mia”, “Shrek” e “Wicked”, com a participação de um Coral Cênico composto por 10 atores cantores.
Dia 22/12 às 16h – Largo da Misericórdia
Cantorias de Natal
A Cia Pic Nic traz um espetáculo musical com músicas que refletem nossas tradições natalinas e o espírito do Natal, em arranjos bem brasileiros, baseados em nossas festas populares. No repertório, canções como. Noite Feliz, Calis Bento e Boas (de Assis Valente), entre outras. Um espetáculo que traz uma alegria contagiante que toma conta do mundo neste momento.
Procurando opções de apartamentos no Centro? A TPA Empreendimentos possui excelentes opções de Apartamentos no Centro de São Paulo. Acesse agora mesmo o nosso site e confira!
Dia 19/12 às 20h – Largo da Misericórdia
Dia 23/12 às 19h – Largo São Bento