Financiamento de imóveis prefixado e juros baixos movimentam o setor imobiliário

Notícias
27 de março

Em fevereiro, a Caixa lançou um financiamento imobiliário com taxas fixas. Isto é, as pessoas saberão o valor de todas as prestações que pagarão, até o fim do contrato. O caso é um reflexo da recuperação do mercado de imóveis no  Brasil e diminuição das taxas de juros. Para se ter uma ideia, o financiamento com recursos da poupança cresceu 42,7% em janeiro. 

Desde 2018, o mercado imobiliário vem se recuperando no Brasil, depois de tempos de crise. Isso é também resultado de juros baixos e de novas linhas de crédito. 

Nos últimos anos, principalmente entre 2016 e 2017, o setor de imóveis passou por uma grande crise. Como consequência, o investimento em imóveis passou por momentos de complicação. Depois de um tempo, esse cenário foi se levantando aos poucos e agora as perspectivas são boas. 

Juros baixos 

Desde 2019, a Caixa tem adotado formas de facilitar o financiamento de imóveis. Em outubro de 2019, houve redução nos juros para financiamento de imóveis nas linhas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). 

O Itaú e o Bradesco também decidiram incentivar o investimento em imóveis e lançaram um crédito semelhante à faixa 3 do Minha Casa Minha Vida. Além disso, a taxa selic, uma das mais relevantes quando o assunto envolve consumo e investimentos, está em 4,5%. Esse é o menor nível que a tarifa alcançou na história.

Aumento nos financiamentos 

O momento é propício para investir em imóveis. Um reflexo disso foi o aumento no financiamento imobiliário com recursos da poupança que cresceu 42,7% em janeiro de 2019. O número é o melhor desde 2016, com soma de R$7,27 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). 

Outra boa notícia com relação aos financiamentos de imóveis, é que, em fevereiro, a Caixa lançou uma linha de financiamento com taxas fixas e juros de 8% ao ano. Isso significa que quem adquirir um imóvel por esse meio, saberá o valor de todas as prestações, podendo se preparar melhor. 

O Jornal da Record fez uma reportagem sobre a nova linha de crédito da Caixa Econômica Federal, que foi filmada em um dos nossos empreendimentos, o Griffe Pauliceia. A matéria ressalta como financiamentos e outros incentivos estão acelerando o mercado imobiliário e tornando o momento atual ideal para quem deseja investir.

Esse financiamento da Caixa é mais uma opção para os clientes. À linha de financiamento tradicional (indexada à Taxa Referencial – TR) e à linha indexada ao IPCA continuam disponíveis. O Bradesco e Santander também estão estudando aplicar algo semelhante. 

Com juros baixos e linhas de financiamento prefixadas, investir em um imóvel está bem mais fácil e barato. As perspectivas são boas, inclusive é esperado que haja uma valorização e que o preço do metro quadrado aumente. 

Para investir bem, uma dica é procurar bairros valorizados ou que estão em desenvolvimento, uma vez que existe uma tendência à valorização do metro quadrado. Outra dica é estar atento à estrutura e segurança externa e interna dos condomínios. Por último, caso vá aderir ao financiamento, tenha um planejamento financeiro disciplinado. 

Depois dessas boas notícias, é notável o quanto este é um bom momento para o mercado imobiliário e, consequentemente, investir em imóveis. Se você tem o sonho da casa própria ou planeja realizar um investimento de sucesso, é uma boa dica olhar para esse setor.

Para acompanhar mais conteúdos sobre imóveis, continue acompanhando nosso blog.