Nas Asas da Liberdade
Os bairros Liberdade, Aclimação e Glicério compõem o Distrito da Liberdade. O primeiro tem a maior concentração de japoneses fora do Japão; o segundo, possui um parque de igual nome que dá à região ares interioranos e o terceiro, que poderia ser o patinho feio da história, vem ressurgindo no cenário da região central com novos equipamentos culturais no entornos, mas ainda levará um tempinho. A Aclimação é um típico bairro familiar paulistano, apesar de ter muitos prédios, é um bairro com muitas casas que resistem à verticalização. A Liberdade, por sua vez, por muito tempo figurou como uma região quase que 100% comercial, apenas alguns moradores tradicionais. Nos últimos anos, com a descoberta da região central, tem muita gente morando na Liberdade.
Educação
O distrito da Liberdade é bem servido de escolas, sejam elas públicas ou privadas. O entorno da Rua Vergueiro concentra mais de 10 entidades voltadas ao ensino médio, cursos profissionalizantes e superior, entre elas a FMU, Uninove e a Faculdades Integradas IPEP.
Cultura
A influência nipônica está por todos os lados da Liberdade. Seja nas ruas com luminárias tipicamente orientais (onde até as placas dos estabelecimentos são escritas em caracteres orientais) e nas feiras temáticas que acontecem periodicamente. Lá se encontram diversos artigos típicos da cultura oriental e japonesa, sendo, então, um ótimo centro de compras destes produtos.
Mas nem só de orientais se faz a Liberdade. Nossos patrícios têm sua história contada na Casa de Portugal de São Paulo. Localizada na Avenida da Liberdade, dispõe de um patrimônio de grandes proporções, ressaltando a tradição e a preservação dos valores históricos e culturais dos portugueses. Possui salão de festas, restaurante, salões para exposições, biblioteca e sala do acervo e reuniões, sendo ornamentada com mobiliário antigo de grande valor.
Um pouco mais à frente, já na Rua Vergueiro, fica o Centro Cultural São Paulo, com sua diversificada biblioteca, possui espaços para shows, filmes, exposições e peças teatrais.
Gastronomia
De um pastel ou tempurá numa barraquinha de feira; ou num self service por quilo; ou em um restaurante tradicional, com sala reservada; na Liberdade a pedida é comida oriental, seja japonesa, coreana ou chinesa. São dezenas de opções. Mas se você é do tipo não muito apaixonado pela culinária, vale visitar o restaurante da Casa de Portugal ou Mr. Texas Pizza Pan, na Aclimação.