O guia do home office perfeito: dicas de organização para melhorar a produtividade

Me ajuda, TPA!
11 de setembro

O home office já estava virando tendência há algum tempo. Com a pandemia tornou-se realidade para muita gente, no entanto, manter-se produtivo em casa pode ser um desafio. As distrações são maiores e para manter o foco é necessário fazer algumas adaptações, não só no ambiente, como também no planejamento pessoal.

Por isso, selecionamos algumas dicas para o home office perfeito. Desde a organização do ambiente, até ferramentas tecnológicas para gerenciar tarefas. É possível trabalhar com conforto e organização.

Montando um home office aconchegante

Escolhendo o cômodo

Planta do Bandeira Pauliceia

Os ambientes podem influenciar as nossas emoções, positivamente ou negativamente. Em situações onde a concentração é prioridade, como trabalho ou estudo, o espaço merece ainda mais atenção. Primeiramente, escolha um lugar da sua casa ou apartamento, de preferência o mais silencioso e arejado possível para o home office. Durante o dia, abra as janelas e deixe a iluminação natural entrar, uma vez que faz bem para o corpo e para a mente e ainda oferece economia.

Atenção aos móveis

Você já dormiu em uma cama desconfortável e acordou todo quebrado? Com a cadeira e mesa do trabalho não é diferente, você passa várias horas do dia sentado. Dessa maneira, quando for escolher os móveis do escritório, esteja atento à ergonomia: opte por mesas e cadeiras que sejam confortáveis e que por consequência te ajudem a manter a postura.

Cores e decoração

As cores do ambiente podem influenciar diretamente o seu humor. Por isso, a psicologia das cores estuda o efeito delas na mente humana. O azul, por exemplo, remete à tranquilidade, o laranja é mais enérgico, enquanto o amarelo lembra o bom humor.

Faça uso de cores apropriadas para o que você mais precisa ao trabalhar, seja moderado para não tirar o equilíbrio do ambiente. Uma dica é escolher um tom neutro para a base, como branco ou off white, e depois, acrescentar pontos coloridos na decoração do espaço.

Desenvolvendo mais produtividade

Utilize um planner

Em um planner, você pode anotar todas as suas tarefas e dar uma forcinha para mente não esquecer nada. Organize o que tem para fazer por prioridade: o que é mais urgente e o que pode esperar?

Tenha compromisso com os horários

Estabeleça horários fixos para trabalhar e tenha compromisso para cumpri-los. Acorde no mesmo horário que você costumava acordar para se deslocar até a empresa, tome café da manhã com calma, alongue-se e, se possível, leia um pouco. Com isso, a sua mente irá se adaptar melhor e, assim, começar o dia mais alerta.

Utilize ferramentas e apps de apoio

Há diversas ferramentas para gerenciar tarefas. Com o Trello ou Asana, por exemplo, você pode listar as atividades, demandar para a equipe e ainda marcar o que já foi concluído.

Além disso, existem aplicativos que emitem lembretes para alongar um pouco, como o Stand Up! e até beber água, como o Drink Water Reminder. Dessa forma, você mantém a concentração e ainda fica saudável.

Depois de seguir essas dicas, você vai tirar o home office de letra. A sua rotina ficará mais leve e seu trabalho com muito mais qualidade e produtividade.

Vale lembrar que alguns condomínios da TPA possuem sala de home office que

pode ser agendada previamente. Como por exemplo:

Sala de Reunião – Jacques Pilon

Sala de Reunião – Bandeira Paulicéia

Acesse nosso site e conheça um pouco mais dos nossos apartamentos no Centro

de São Paulo: https://tpaempreendimentos.com.br/

O que você achou do texto? Tem algo que acrescentaria na lista para que o home office seja perfeito? Conta pra gente nos comentários.