Onde ouvir música ao vivo no Centro de São Paulo

Cultura e Lazer
Viver no Centro
19 de março

Se a ideia é ouvir música ao vivo, opções não faltam na região central de São Paulo. De bares tradicionais a outros mais alternativos, há música para todos os gostos. Além de muitas opções gratuitas em vários centros culturais.

Confira a nossa listinha:

Bar Brahma

Bar Brahma é localizado no célebre encontro entre a Ipiranga e Avenida São João | Foto: A Vida no Centro
Bar Brahma é localizado no célebre encontro entre a Ipiranga e Avenida São João | Foto: A Vida no Centro

A esquina mais famosa de São Paulo, celebrizada na música Sampa, de Caetano Veloso, também é um ponto para se ouvir boa música ao vivo. Desde 1948 o Bar Brahma cultiva o estilo boêmio servindo petiscos, pizzas e bebidas variadas, além de chope claro e escuro. No palco que recebeu Cauby Peixoto, atrações como Demônios da Garoa e outros artistas consagrados. As apresentações musicais acontecem em três ambientes: no salão principal, na varanda e no salão da esquina. E quase todos os salões estão sempre cheios, tanto de paulistanos quanto turistas de passagem pela cidade.

Avenida São João, 677
Segunda a sexta das 11h30 à 1h
Sábado das 11h30 às 2h
Domingo das 11h30 à meia-noite
Telefone (11) 2039-1250

Casa de Francisca

Casa de Francisca tem um espaço dedicado à música independente e também artistas renomados | Foto: A Vida no Centro
Casa de Francisca tem um espaço dedicado à música independente e também artistas renomados | Foto: A Vida no Centro

Bem no Centro histórico, perto da Praça da Sé e do Pátio do Colégio, o Palacete Tereza Toledo de Lara tem história. O local já foi conhecido como esquina musical de São Paulo, pois o mesmo casarão já foi sede da Rádio Record, nos anos 1930, e ainda abriga uma loja de instrumentos musicais. A Casa de Francisca está no local desde abril de 2017, como um espaço dedicado à música independente e também artistas renomados. Nomes como Monica Salmaso, NáOzetti, MetáMetá e Arrigo Barnabé costumam fazer shows por lá. A decoração da casa, toda restaurada, é uma atração à parte, com paredes em um tom de verde vivo, janelas grandes e móveis de madeira. O público pode assistir aos shows sentado ou em pé. Também serve almoço – com música aos sábados.

Rua Quintino Bocaiúva, 22 – Sé
Terça das 11h30 às 15h
Quarta a sexta das 11h30 às 15h e das 19h30 à 1h
Sábado das 12h30 às 15h30 e das 19h30 à 1h
Telefone: (11) 3052-0547

Cine Joia

Ente 1952 a 1980, o local funcionou como um cinema da vanguarda japonês. Depois disso, abrigou uma igreja pentecostal até que, em 2011, os sócios André Juliani, Facundo Guerra e Lúcio Ribeiro decidiram transformá-lo em espaço para apresentações de música indie, punk e alternativa. Grandes artistas nacionais e internacionais, como Mark Lanegan, Mayer Hawthorne e Cat Power já passaram pela casa. Durante os shows, há projeções incríveis nas paredes e no teto que impressionam o público. Além de música ao vivo, hoje o espaço faz festas temáticas de música brasileira e pop.

Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade
A casa abre apenas para shows. Consulte a programação aqui.
Telefone: (11) 3101-1305

Galeria Olido

O Centro Cultural Olido, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, funciona desde 2014 e tem sala de cinema (Cine Olido), dois ambientes para dança, espaço para apresentações musicais, exposições, leitura e, na sobreloja, o Centro de Memória do Circo, dedicado à história dos artistas circenses. Leila Pinheiro, Jane Duboc, Walter Franco e Tássia Reis são alguns dos nomes que já passaram por lá. As apresentações são sempre gratuitas, com ingressos retirados uma hora antes.

Av. São João – Centro
Terça a sexta das 10h às 21h
Sábado e domingo das 13h às 21h
Telefone: (11) 2899-7370

Casa da Luz

Lugar descolado bem no coração da Luz, o casarão amarelo do século 18 tem vários ambientes para circular e aproveitar boa música ao vivo. São dois andares com palco para apresentações, duas pistas de dança e um quintal simpático nos fundos. No piso superior há uma sala para exposições, outra com uma tela de cinema e bar. Uma das festas mais animadas é o Samba da Luz, com roda de samba e um repertório cheio de clássicos do gênero.

Rua Mauá, 512 – Luz
Terça a quinta das 14h às 22h
Sexta e sábado das 23h às 5h
Telefone: (11) 3326-7274

Matilha Cultural

Matilha Cultural é o tipo de lugar que todos os dias traz uma atração diferente | Foto: Divulgação
Matilha Cultural é o tipo de lugar que todos os dias traz uma atração diferente | Foto: Divulgação

É uma das casas que mais apoiam trabalhos de artistas independentes. Fundada em 2009 e sem fins lucrativos, a Matilha conta com a ajuda de profissionais de diversas áreas e com a contribuição dos visitantes para manter os projetos culturais. O prédio de três andares abriga um espaço para exposições temporárias, uma sala para uso livre, um café e sala de cinema. É o tipo de lugar que todos os dias traz uma atração diferente, como aulas de dança, shows de música instrumental, world music e hip hop. E o melhor: a entrada é sempre gratuita. Você só colabora se quiser, com o valor que escolher.

Rego Freitas, 542 – Vila Buarque
Terça das 12h às 22h
Quarta e quinta das 12h às 20h
Sexta e sábado das 12h às 22h
Telefone: (11) 3256-2636

Casa do Baixo Augusta

Casa do Baixo Augusta abriga bandas independentes de música brasileira de ritmos variados, de forró a samba | Foto: A Vida no Centro
Casa do Baixo Augusta abriga bandas independentes de música brasileira de ritmos variados, de forró a samba | Foto: A Vida no Centro

Idealizada por Alexandre Yussef, a casa, que fica entre as ruas Consolação e Rego Freitas, surgiu com o intuito de reunir os participantes do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta e também para promover shows, debates e outras atividades culturais. Na área musical, abriga bandas independentes de música brasileira de ritmos variados, de forró a samba. Quem passa na calçada pode acompanhar as apresentações pelo grande vidro que dá para o fundo do palco, exatamente onde ficam os artistas. No primeiro andar estão as salas para cursos, palestras e oficinas.

Rua Rego Freitas, 553
Segunda a sexta das 10h às 18h e das 19h à meia-noite
Telefone: (11) 3129-7449

A Gruta Bar

No meio de tantos botecos do Centro está a Gruta Bar, que se esconde dentro de uma fachada discreta na Rua Major Quedinho, do lado direito do Bar Estadão. Descendo para o subsolo você vai encontrar um bar com muitos rótulos de cervejas, drinques clássicos, pufes, mesas de bilhar, pôquer e jogos de tabuleiro. Ainda há um espaço para apresentações de bandas de todos os estilos, danças, discotecagem e até teatro.

Rua Major Quedinho, 112-A
Segunda das 18h às 2h
Terças e quartas das 18h às 4h
Quinta e sexta das 18h às 5h
Sábado das 22h às 5h
Telefone: (11) 3231-0185

Cachaçaria do Rancho

É uma boa opção para começar o fim de semana com animação. Na sexta à noite, o local é tomado por mesas lotadas ao ar livre e samba de qualidade, com volume elevado. O bar faz muito sucesso com os apreciadores de cachaça, já que traz um cardápio com diferentes tipos da bebida. Outra pedida interessante são as porções típicas de boteco e, claro, a cerveja bem gelada. O samba continua no almoço de sábado com a combinação clássica: feijoada e caipirinha. E tudo no meio da Praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Mário de Andrade.

Praça Dom José Gaspar, 86
Segunda a sábado das 12h à meia-noite
Telefone (11) 3259-7959

Por A Vida no Centro