Parques no Centro de São Paulo para se refrescar (ou tomar um sol) no verão

Cultura e Lazer
Viver no Centro
7 de janeiro

Com a chegada do verão vem a vontade de fugir do calor e nada melhor do que descansar em um parque com muito verde e ar fresco. Entre prédios enormes que escondem a luz, asfalto quente e trânsito caótico, o Centro de São Paulo também tem parques lindíssimos para você se refrescar, tomar um sol e retomar o contato com a natureza.
Listamos alguns endereços que são ideais para fazer piqueniques, descansar debaixo de árvores, chamar os amigos, levar um livro ou o fone de ouvido na mochila. Afinal, sair da rotina é sempre muito legal (e durante o horário de verão é ainda mais gostoso).

Parque Buenos Aires

Parque Buenos Aires centro SP
Parque tem público variado | Foto: Divulgação

Entre prédios e casarões antigos fica o parque que ocupa 25.000 m² de área verde. Projetado pelo francês Joseph Antoine Bouvard, o espaço foi inaugurado em 1913, mas virou parque somente em 1988.
O parque é frequentado por pessoas de todas as idades, já que oferece um espaço exclusivo para crianças, uma área para cães, aparelhos de ginástica e também traz apresentações culturais na Praça das Mães. Caminhe pelo parque para observar (e tirar belas fotos) das esculturas que estão espalhadas entre as árvores, entre elas uma cópia da obra “Emigrantes”, de Lasar Segall.

Avenida Angélica, 1500 – Higienópolis
Domingo a domingo das 6h às 20h
Telefone: (11) 3666-8032
Como chegar: Desça na estação Higienópolis do metrô (linha amarela) do lado par, ande em direção à Rua Piauí e vire na Rua Itambé. Depois vire à esquerda.

Parque Benemérito José Brás

Parque Benemérito José Brás Centro SP
Parque Benemérito José Brás é usado para a prática de atividades físicas | Foto: Divulgação

Com 26.000 m² foi criado em 2011 por conta de uma necessidade da população local, que já usava a área para jogar futebol e praticar atividades físicas.
O parque é um dos mais completos do Centro com pista de corrida, aparelhos de ginástica, três quadras, espaço para skate e patins, área para eventos, sala de descanso com mesas de jogos e um bicicletário, já que é proibido circular com bicicletas.
O parque ainda permite levar seu bichinho para passear. Algumas ONGS locais promovem aulas de alongamento, caminhada, ginástica chinesa, danças, futsal, palestras e oficinas literárias.

R. Piratininga, 365 – Brás
Domingo a domingo das 6h às 18h
Telefone: (11) 3207-4706
Como chegar: Desça na estação Brás do metrô (linha vermelha), vá em direção a rua R. Cel. Mursa e vire à direita na R. Piratininga. O parque fica à direita.

Parque Trianon

Parque Trianon Centro SP
Parque Trianon fica na avenida mais famosa da cidade e é super arborizado | Foto: Divulgação

O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, é da época em que a Avenida Paulista ainda era residência de barões do café. Fundado em abril de 1892, ano posterior à inauguração da Avenida, o local tem uma área verde de 48.000 m² com área para crianças, aparelhos de ginástica e é perfeito para caminhadas. Mais de 100 espécies de plantas habitam o espaço junto com aves raras.
No meio da grande avenida, pessoas param para descansar, sentar nos bancos de madeira e apreciar a natureza e o silêncio. Uma boa pedida para o verão. Aproveite para tirar uma selfie na ponte que conecta a Avenida Paulista à Alameda Santos e apreciar as esculturas de Victor Brecheret e Francisco Leopoldo.

Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César
Domingo a domingo das 6h às 18h
Telefone: (11) 3289-2160
Como chegar: Desça na estação Trianon – Masp pela saída “Alameda Casa Branca” e vire à esquerda na Rua Peixoto Gomide.

Parque Mario Covas

Parque Mario Covas Centro SP
Parque Mario Covas também fica na Paulista, sendo ótimo para pequenas caminhadas | Foto: Divulgação

Em 2010 a Avenida Paulista ganhou mais um parque com 5,4 mil m². Antes de se tornar oficialmente um parque, o local era residência do escritor e advogado brasileiro René Thiollier.
A casa foi construída em 1903 pelo pai de Thiolliere durante muitos anos foi palco de manifestações artísticas importantes onde grandes nomes se reuniam em jantares de luxo, como Anita Malfatti, Mário e Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Menotti Del Picchia e Monteiro Lobato.
René Thiollier foi um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922 e, neste mesmo casarão, planejou os detalhes do grande evento.
O parque é ideal para uma pequena caminhada, possui aparelhos de ginástica, mesas debaixo das árvores e bancos para descanso.


Av. Paulista, 1853 – Bela Vista
Domingo a domingo das 7h às 18h
Telefone: (11) 3289-2160
Como chegar: Desça na estação Trianon – Masp pela saída “Alameda Casa Branca” e caminhe cerca de 450 metros.

Jardim da Luz

Jardim da Luz Centro SP
Jardim da Luz é o parque mais antigo da cidade | Foto: Divulgação

Com 113.400 m², é o parque mais antigo da cidade. Inaugurado em 1825, era o único local de área verde para lazer dos paulistanos. Durante grande parte do século 20 foi abandonado e tomado por moradores de rua, mas em 1999 passou por uma revitalização e hoje abriga mais de 60 espécies de pássaros e mais de 165 de plantas nativas.

As atrações do parque incluem a Casa do Administrador, local de exposições e administração do parque, o Coreto, onde eram feitas apresentações de bandas, inúmeras esculturas de artistas, como Lasar Segall e Victor Brecheret,e a gruta, que está temporariamente desativada. Ainda há eventos de dança e alongamento e uma feira de automóveis antigos, que acontece todo 1º domingo do mês.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

R. Ribeiro Lima, s/n – Bom Retiro
Terça a domingo das 9h às 18h /Segunda é fechado
Telefone: (11) 3227-3545
Como chegar: Desembarque na estação Luz do metrô (linha amarela) pela saída “Pinacoteca”. Ao subir as escadas, atravesse a rua. O jardim fica ao lado da Pinacoteca, à esquerda.

Jardim Oriental

Parque Oriental Centro SP
Jardim Oriental é espaço tranquilo que fica no bairro da Liberdade | Foto: Divulgação

Está nos seus planos passear pelo bairro da Liberdade? Aproveite para conhecer o Jardim Oriental, um espaço tranquilo que traz, logo na entrada, um rio com cascata, carpas bem coloridas e uma pequena trilha rodeada de pés de bambus.
Jardins japoneses têm uma grande importância na cultura oriental e esse espaço não é diferente. A água representa a vida e a cascata o nascimento e morte, as carpas simbolizam a força da natureza e o bambu traz a força. Todos esses elementos são partes fundamentais para trazer um ambiente de relaxamento e tranquilidade. Por isso é uma ótima pedida para descansar das compras, meditar e respirar ar puro.

R. Galvão Bueno, 72 – Liberdade
Domingo a domingo das 10h às 16h
Como chegar: Desça na estação Liberdade do metrô (linha azul) pela saída “Praça da Liberdade” e vire à direita na Rua Galvão Bueno.

Parque da Água Branca

Parque da Água Branca Centro SP
Parque Água Branca recebe feira de alimentos orgânicos | Foto: Divulgação

Se você quer um lugar para passar o dia vá ao Parque da Água Branca. Criado em 1929, o parque tem 137.000 m² e tem cara fazenda. Entre as atrações estão a Casa do Caboclo, uma réplica de casas em áreas rurais, os Pergolados, estrutura apoiada em colunas abertas, o Espaço Cultural Tattersal, onde ocorrem apresentações de teatro e shows musicais, a Arena Hípica, que oferece treinamento de cavalos e aulas de equitação.
O parque também tem pavilhões onde acontecem eventos de gastronomia, de artesanato e feiras místicas, um parquinho para crianças, passeio de trenzinho, espaço de leitura, praça para os idosos com bailes da terceira idade e um aquário para que o visitante observe e aprenda um pouco mais sobre as espécies de peixes.

Um dos eventos mais populares é a feira de orgânicos, que acontece todas as terças, sábados e domingos,das 7h às 12h.

Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Domingo a domingo das 6h às 20h
Telefone: (11) 3803-4200
Como chegar: Desça na estação Barra Funda do metrô (linha vermelha) e vá em direção à Rua Deputado Salvador Julianelli (rua em que fica a UNINOVE). Depois siga pela Rua Tagipuru e vire à direita, na Avenida Doutor Adolpho Pinto. Ao chegar na Av. Francisco Matarazzo, você já verá a entrada do parque à direita.

Procurando opções de apartamentos em São Paulo para desfrutar desses belos recantos em meio à selva de pedra? A TPA Empreendimentos possui excelentes opções de Apartamentos no Centro de São Paulo. Acesse agora o nosso site e confira!

Por A Vida no Centro