Previna-se: a TPA veste a camisa do #OutubroRosa pelo combate ao câncer de mama

Variedades
16 de outubro

Em outubro, o Brasil se veste de rosa por uma causa muito importante: a prevenção do câncer de mama. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), esse tipo de câncer é o terceiro mais comum no mundo, atingindo homens e mulheres. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para a cura, bem como a prevenção para evitar a doença.

A TPA compreende a importância da conscientização sobre a prevenção. Por isso, durante todo o mês de outubro, o site institucional ficará da cor ROSA para lembrar sobre o autoexame e outros cuidados necessários quando o assunto é combate ao câncer de mama.

Como surgiu o Outubro Rosa

Outubro começou a ser visto como o mês do combate ao câncer de mama na década de 1990, nos Estados Unidos, após a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Desse modo, outras ações começaram a ser feitas pelo país e aos poucos ganharam o mundo. Atualmente, em todos os continentes o poder público e privado, assim como todos os cidadãos, se unem para promover ações de conscientização e de ajuda no tratamento daqueles que sofrem com essa doença.

Como diagnosticar

O autoexame é recomendado para as pessoas acima dos 20 anos. O ideal é que seja feito uma vez por mês e, no caso daqueles indivíduos que menstruam, sete dias após o começo da menstruação. Desse modo, ´por mais que pareça algo chato de fazer, principalmente em períodos corridos, é uma poderosa forma de detectar qualquer anormalidade precocemente e ter resultados mais eficazes no tratamento.

Para realizar o autoexame, você deve ficar de frente ao espelho e observar se anormalidades nas mamas e mamilos, como vermelhidão, inchaço, etc. Depois com a mão direita, apalpar a mama esquerda em movimentos circulares. Da mesma forma, é preciso fazer com a mama direita.

Durante o autoexame, procure caroços nas mamas, mamilos ou axilas, secreções nos mamilos ou qualquer outro tipo de alteração. Se notar algo diferente, procure um médico imediatamente. Além disso, a mamografia e outros exames de diagnóstico são necessários para encontrar e tratar o câncer de mama.

Formas de prevenir o câncer de mama

Em homens e mulheres, manter hábitos saudáveis no decorrer da vida ajuda a prevenir o câncer de mama. Entre as recomendações, está fazer exercícios físicos diariamente e ter uma boa alimentação. Caso você tenha histórico de câncer de mama na família, é importante ser acompanhado por um médico com mais frequência a fim de identificar sinais precoces.

E você? Está se cuidando? Estar atento aos sinais do seu corpo é uma demonstração de autocuidado.