Que tal um roteiro inusitado em São Paulo? Temos algumas dicas especiais!

Arquitetura e decoração
Cultura e Lazer
Estilo de vida
Variedades
Viver no Centro
19 de junho

São Paulo é a maior cidade da América-Latina e a 8ª mais populosa do planeta. Gigante em extensão territorial e em população, a capital paulista atrai todo ano turistas de diversas partes do mundo, que adoram curtir o clima cosmopolita da metrópole.

A cidade recebe mais de 13 milhões de turistas por ano e movimenta R$ 12 bilhões anuais, segundo a Fecomercio. Esses turistas se espalham pelos diversos pontos turísticos de São Paulo, como o Ibirapuera, Avenida Paulista, Estação da Luz, Rua 25 de Março e MASP.

É tanta opção de coisas para curtir que, muitas vezes, pontos maravilhosos da cidade passam despercebidos pelos turistas. Se você gosta de fugir um pouco dos lugares-comuns, selecionamos uma lista com seis passeios exóticos para fazer em São Paulo.

Áreas de proteção ambiental e aldeias Indígenas

Destaques são as cachoeiras e rios de água cristalina, como o rio Capivari, considerado um dos últimos rios com qualidade de água de São Paulo | Foto: Divulgação

Ao pensar em São Paulo, a imagem que vem à cabeça são os inúmeros prédios e o trânsito movimentado, não é mesmo? Mas, na parte sul da cidade, há duas áreas de proteção ambiental, a Capivari-Monos e a Bororé-Colônia. Nessas zonas é possível encontrar belas florestas, cachoeiras, represas, animais selvagens e uma cratera feita por um meteorito há 35 milhões de anos.

Além disso, existem aldeias indígenas que recebem visitas guiadas e agendadas, ideal para quem quer conhecer mais sobre nossos povos. Uma das aldeias da cidade de São Paulo é a Guarani Tenondê Porã, localizada no bairro de Parelheiros, também na zona sul. Lá vivem em média 1,2 mil indígenas guaranis.

Feiras culturais

Cores e tradição na Feira Africana de Rua na República, Centro de São Paulo | Foto: Reprodução Internet

São Paulo é uma cidade bastante diversa, com moradores e visitantes dos quatro cantos do mundo. Tanta variação cultural deu origem a feiras culturais para todos os gostos. Além das tradicionais feiras italianas e japonesas, é possível encontrar de outros países também.

Uma das mais famosas é a Kantuta, um pedaço da Bolívia, entre os bairros Pari e Canindé. A feira acontece aos domingos e vende pratos e produtos bolivianos. Para quem quiser conhecer mais sobre a cultura africana, todos os dias, no bairro da República, existe a Feira Africana de Rua. Você vai encontrar tecidos e roupas produzidos por pessoas de Moçambique, Senegal, Nigéria, entre outros países do continente africano.

Quem visitar São Paulo entre 18 a 31 de março, na 25 de março, vai encontrar o Festival Sul-Americano de Cultura Árabe. A feira é uma das maiores do mundo da comunidade árabe e conta com gastronomia, cultura, entre outras atrações.

Cemitérios

Entre as personalidades sepultadas no Cemitério da Consolação está Ramos de Azevedo, célebre arquiteto que projetou a entrada e a capela do cemitério | Foto: Reprodução Internet

Pode parecer estranho, mas os cemitérios de São Paulo atraem visitantes que gostam de apreciar a arte e história. O motivo é que alguns deles possuem diversas esculturas e obras de arte. O mais conhecido é o cemitério da Consolação.

Agora que você já conhece passeios exóticos em São Paulo, pode ver a capital com outros olhos. Os pontos turísticos famosos são sempre boas opções, mas variar também é ótimo, cheios de história e diversidade cultural. Você já conhece algum desses passeios? Conte pra gente!