Quem sonhou, só vale se sonhou demais!

Notícias
Variedades
25 de agosto

A TPA Empreendimentos em 2020 chega aos seus 46 anos e, no auge da maturidade, só tem a comemorar. Pela primeira vez é laureada com o prêmio Master Imobiliário, promovido pela Fiabci e Secovi, com Residence Jacques Pilon, na categoria Retrofit. A empresa conquista também o reconhecimento dos formadores de opinião, e como referência no mercado imobiliário na região Central. Hoje seu portfólio é composto de 11 edifícios ofertados para quem quer morar ou investir no Centro de São Paulo.

O sucesso da TPA é fruto da determinação de seu fundador José Roberto Teixeira Pinto. Paulistano de Santo Amaro, na zona sul da cidade, filho de um famoso e bem-sucedido médico, o garoto José Roberto nunca cogitou seguir a profissão do pai. Cresceu focado em ser engenheiro civil. Formado pela Universidade Mackenzie, sempre encarou os desafios como oportunidades e foi assim, que recém-formado, partiu para cidade do Rio de Janeiro.

Em terras cariocas ficou por 10 anos e foi lá que teve seus três filhos. Depois dessa década, com convite para voltar à sua terra Natal, José Roberto foi trabalhar na Cia City.

Profissional experiente, José Roberto executou importantes obras na capital e interior. Foi então que em 1974 decidiu fundar a TPA Engenharia, para tocar obras de seus contratantes. Mas nem tudo foram sempre flores. José Roberto viu seu sonho de ter a sua própria empresa ameaçado, seja por rompimento de sociedade, planos econômicos (vamos combinar que em 46 anos foram muitos os tropeços da economia) ou dificuldades das mais variadas.

Mas pense numa pessoa que pega um limão e faz uma limonada? José Roberto, sem sede própria, pegou sua prancheta, calculadora e seus lápis e foi trabalhar de sua casa. Foi um pioneiro do home office, com cachorro latindo (este inclusive comeu sua valiosa agenda de papel), panela de pressão e filhos fazendo barulho em casa. Superou todo esse período, mas não deixou a TPA sucumbir.

Em 1995, ganhou como sócio-diretor seu filho, Mauro Teixeira Pinto, economista formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1988. Os versos da canção do Raul Seixas: “Sonho que se sonha só, é sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha juntos, é realidade” é a fiel tradução dessa dupla.

A migração de só engenharia para também incorporadora foi natural e a TPA Empreendimentos ousou em 2007 ao iniciar seus investimentos no Centro de São Paulo. Desde então, apesar de algumas pedras pelo caminho, a empresa se consolida como uma das mais atuantes na revitalização da região central, porque a paixão por São Paulo está no seu DNA.

Com uma equipe de 100 colaboradores diretos a TPA Empreendimentos é como uma orquestra, onde todos os instrumentos são importantes e estão em sintonia. A sinergia e a harmonia estão em perfeito compasso para realizar belas construções e realizar sonhos.

O Retrofit

Batizado originalmente de Edifício Irradiação foi construído na década de 1940 pelo emblemático arquiteto francês, radicado no Brasil, Jacques Pilon. Quando resgatado por meio da iniciativa da TPA Empreendimentos, por um excepcional processo de retrofit, se caracterizava como edifício comercial em estado de decadência, ainda que tombado pelo Condephaat.

O Residence Jacques Pilon é uma joia da arquitetura paulistana. Apresenta unidades suítes de 20 a 41m², já equipadas e mobiliadas, espaço fitness, lounge e terraço lounge. Além disso, oferece: moderno sistema de ar condicionado, janelas antirruído, pintura antipichação, fechaduras eletrônicas, sala de reunião, lavanderia coletiva e lazer completo.

Vale destacar sua localização na Av. Senador Queirós nº 101, próximo do quadrilátero das compras: Bom Retiro, Santa Efigênia, 25 de Março e Brás. Idealizado para a venda a moradores finais e a investidores para aluguel de curta ou longa permanência, o Residence Jacques Pilon superou financeiramente a todas as expectativas, além de se transformar num marco de revitalização do centro.