Respire São Paulo. Respire Gastronomia: 5 dicas de restaurantes na República

Viver no Centro
8 de dezembro

A República é um dos bairros mais conhecidos de São Paulo. Localizado no Centro, o seu principal ponto turístico é a Praça da República, visto que foi o cenário da Revolução Constitucionalista de 1932. A área histórica possui várias opções culturais e gastronômicas.

Entre os pontos próximos à República, podemos citar a Biblioteca Mário de Andrade, com um acervo de 250 mil volumes, bem como artes plásticas, obras raras e uma sala infantil. Da mesma forma, podemos citar o Theatro Municipal e, nas redondezas, os tradicionais edifícios Itália e Copan.

Contudo, a República se destaca não apenas pela cultura e história, mas também pela gastronomia. No bairro, é possível encontrar restaurantes de diversas partes do mundo, seja culinária brasileira, francesa, entre outras. Por isso, separamos algumas dicas para você aproveitar ao visitar a região.

A Casa do Porco

A Casa do Porco Bar foi inaugurada em 2015 e é comandada pelo chef Jefferson Rueda. O local conta com vários pratos feitos a partir da carne suína e uma produção própria de embutidos. Além disso, fornece drinks para os mais diferentes gostos.

O restaurante recebe todos os dias muitos clientes a fim de experimentar pratos como o porco sanzé, assado na brasa e macio. O sucesso não é por acaso, uma vez que em 2019, a Casa do Porco foi o único brasileiro na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo( The World’s 50 Best Restaurants), que classifica os melhores estabelecimentos gastronômicos do mundo.

Esther Rooftop

Para quem deseja consumir pratos deliciosos, conhecer um pouco da história de São Paulo e ainda aproveitar uma vista maravilhosa, o Esther Rooftop é uma excelente opção. Comandado pelos chefs Olivier Anquier e Benoit Mathurin, o restaurante de culinária francesa está localizado em um dos prédios mais emblemáticos da cidade, repleto de histórias.

O Edifício Esther foi o primeiro prédio modernista de São Paulo, projetado em 1936. Dizem que Di Cavalcanti já morou por lá, bem como  foi cenário das negociações de Assis Chateaubriand para a criação do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

O Esther Rooftop funciona desde 2016, no 11º andar do edifício.  É possível experimentar diversos pratos, como o ceviche, camembert empanado e assado no forno, tahine, tartare de peixe, entre outros. Ademais, os visitantes podem apreciar uma vista belíssima da cidade.

Bar da Dona Onça

Localizado no térreo do Copan, um dos edifícios mais famosos de São Paulo, o Bar da Dona Onça funciona desde 2008 e foi pioneiro a dar essa nova cara de point gastronômico a região central.O restaurante oferece um cardápio diverso com pratos bem brasileiros, e saborosos,além de petiscos e uma variedade de drinks. O estabelecimento é comandado pela chef Janaína Rueda, junto com seu esposo Jefferson Rueda, o casal “domina” a região com maestria,como o Hot Pork e Sorveteria do Centro.

La Casserole

Se a pedida é culinária francesa, o La Casserole pode ser considerado o mais tradicional de São Paulo. O restaurante foi fundado em 1954 por Fortunée (1925-2009) e Roger Henry (1921-2005). Até hoje, o estabelecimento segue fazendo sucesso, de tal forma que atualmente é administrado pela filha deles, Marie-France Henry.

Os clientes provam pratos como o pernil de cordeiro com feijão-branco, a salada forestière, entre outras receitas, seja no almoço ou no jantar. Além disso, o restaurante fica localizado no Largo do Arouche, com um clima aconchegante e que tem tudo a ver com o Centro Histórico de São Paulo.

Estadão Bar e Lanches

Se a pedida é um lanche democrático, a qualquer hora do dia, o Estadão Bar e Lanches é uma ótima opção. O espaço funciona desde 1968 e tem esse nome em referência ao jornal O Estado de São Paulo, uma vez que já funcionava ao lado do bar e era onde os jornalistas se reuniam para conversar e aproveitar a comida.

O Estadão Bar e Lanches é conhecido por servir o melhor sanduíche de pernil de São Paulo, sendo o prato mais pedido por lá. Mas, os visitantes podem também aproveitar pratos feitos e outras variedades de comida e bebida.

Gastronomia para todos os gostos e ocasiões

Na República, você pode provar desde o tradicional sanduíche de pernil, no Estadão Bar e Lanches, até pratos da culinária francesa, no La Casserole. O bairro respira cultura e gastronomia e, quem vive por lá sempre tem alguma novidade para experimentar.

Você tem outro restaurante na República para indicar? Conta pra gente nos comentários.