São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo

Variedades
7 de fevereiro

Nós amamos pizza! Esse é um fato incontestável. São Paulo é a cidade que mais consome pizza no Brasil e a segunda colocada no mundo inteiro. De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, o País produz aproximadamente 1 milhão de pizzas por dia e o Estado de São Paulo é responsável por consumir mais da metade desse total estimado: 572 mil. Os dados foram divulgados em matéria do G1 publicada ano passado. A cidade que ocupa a liderança no ranking mundial é Nova York, nos Estados Unidos.

Personagem da sitcom mais famosa do mundo, Friends, Joey era a representação desse morador de Nova York que não sabe viver sem pizza | Foto: Reprodução Internet
Personagem da sitcom mais famosa do mundo, Friends, Joey era a representação desse nova-iorquino que não sabe viver sem pizza | Foto: Reprodução Internet

Criada há mais de 15 anos, a associação busca representar o setor de forma organizada e promove até eventos como a Copa Brasileira de Pizzarias. Outra organização, a São Paulo Convention & Visitors Bureau, quantificou também em 2018 que os paulistanos chegam a consumir mais de 700 pizzas por minuto!

 
Temos espalhados pela cidade mais de 4.500 estabelecimentos que trabalham com esse alimento e desde o ano passado a cidade pode contar ainda com a pizzaria que não fecha nunca: Al Capizza. O estabelecimento funciona com delivery ou retirada no balcão.

Vamos falar um pouquinho de pizza

Todo dia é melhor evitar, mas quem resiste a esse prazer de vez em quando? Pizzas figuram na lista de comidas favoritas de muita gente | Foto: Banco de Imagens
Todo dia é melhor evitar, mas quem resiste a esse prazer de vez em quando? Pizzas figuram na lista de comidas favoritas de muita gente | Foto: Banco de Imagens

Ok, o sucesso mundial da massa redonda com coberturas especiais é imenso. E quando pensamos em pizza, pensamos logo na origem italiana. Mas sabia que a pizza surgiu na China e não no país europeu? Mas não vamos tirar o mérito do estrondoso sucesso dos italianos, pois eles foram os responsáveis por melhorar a ideia ao acrescentar tomate e queijo à receita original por volta de 1850. A pizza chegou até nós trazidas pelos imigrantes italianos (que chegaram em profusão à capital paulista devido ao trabalho com o cultivo de café).

O simbolismo da pizza por aqui é dos mais agradáveis, geralmente nos alimentamos desta massa quando estamos rodeados de amigos e familiares. E o mais correto é reservarmos mesmo momentos mais esporádicos para este consumo. A pizza é um alimento com poucos nutrientes e rica em farinha branca (a não ser as opções mais saudáveis que já estão disponíveis no mercado).

Para poder consumir sua pizza sem culpas, podemos dar algumas dicas importantes: evite as massas congeladas – são as mais nocivas à saúde -, pratique exercícios para balancear o alto consumo de calorias, não faça disso um hábito diário e se conseguir escapar da dupla dinâmica (pizza + refrigerante), melhor.

 
Tudo na vida é equilíbrio, certo? Lembremos disso e uma pizza de vez em quando não vai nos fazer mal.

Al Capizza
(11) 3360-1111 | Pinheiros 24 horas
Rua Henrique Schaumann 395
Pinheiros, São Paulo – SP