Uma Luz sobre o Bom Retiro

Viver no Centro
13 de abril

O distrito do Bom Retiro é composto pelos bairros Luz, Bom Retiro, Ponte Pequena e Ponte Grande, esses dois últimos são considerados de passagens, pois dão acessos a importantes vias como a Marginal do Rio Tietê e Avenida do Estado. Já os dois primeiros se fundem, tanto que a pessoa distraída não sabe o limite entre um e o outro. Bom Retiro e Luz tem suas peculiaridades que os distinguem da fama. O primeiro tem conhecimento até internacional por ter sido o endereço onde nasceu o Sport Club Corinthians; ter a Rua José Paulino, um dos maiores centros de compras de vestuários de rua; e é considerado multicultural, com pessoas de diversas origens, principalmente italianas, judaicas, gregas, coreanas e, mais recentemente, bolivianas. 


                   Bom Retiro

O que já foi um pântano em séculos passados, o bairro da Luz é hoje tido como um dos principais do Centro de São Paulo. Endereço da Rua São Caetano, chamada também da Rua das Noivas, possui uma vida cultural diversificada, o que caracteriza a sua maior riqueza.

Cultura

Enumerar os equipamentos culturais do Distrito Bom Retiro é de perder o fôlego. Por lá temos a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra, a Sala São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, Estação da luz, Oficina Cultural Oswald de Andrade, além de dezenas de igrejas e sinagogas


               Pinacoteca, importante ponto cultural do Bom Retiro


                       Museu de Arte Sacra

                  Museu da Língua Portuguesa

O complexo cultural se completa com o Parque da Luz, no qual existe uma grande variedade de plantas nativas e exóticas, sendo muitas delas centenárias. Foram catalogados mais de 160 tipos, sendo que alguns em risco de extinção, como por exemplo: Cabreúva, Cambuci e Palmito-Jussara. Também apresenta uma fauna diversificada, na qual foram registradas 73 espécies semelhantes, sendo que 91,8% delas são aves. Além disso, o parque é um importante ponto de parada para outros pássaros como por exemplo: Beija-flor-preto, Tucano-de-bico-verde, Tucano-de-bico-preto e Bem-te-vi-pirata.


                Parque da Luz

Educação

Entre públicas e particulares, o Distrito Bom Retiro possui 25 escolas, que vão de creches até o ensino médio. O grande destaque com reconhecimento de ensino de excelência é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, ensino público técnico e superior que revela anualmente inúmeros talentos. De igual excelência em ensino superior também está no bairro a Fatec SP, uma escola estadual. Na região também está a EMESP Tom Jobim, Escola de Música do Estado de São Paulo – instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.


                       Fatec SP

EMESP Tom Jobim

Gastronomia

Tão diversificada quanto seus habitantes é a gastronomia do Distrito Bom Retiro. Iguarias grega, judaica, árabe, coreana, japonesa, vietnamita e brasileira convivem na mesma região em perfeita paz. Os destaques ficam por conta do Acrópoles, comida grega, e o Pho.366, cardápio do Vietnã. Em comum os restaurantes são bem simples, mas com comida de qualidade. É sempre bom ter dinheiro na carteira, porque nem todos aceitam cartões.